quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A História do CARTOON NETWORK

CARTOON NETWORK

Sua programação é moradia predileta e oficial do atrapalhado Scooby-Doo e do medroso Salsicha; do Zé Colméia e de seu inseparável amigo Catatau; das Meninas Superpoderosas; dos hilariantes personagens do Looney Tunes; dos alegres Smurfs; das famílias Flinstones e Jetsons; dos eternos inimigos Tom & Jerry; do cientista mirim Dexter; além de muitos outros personagens marcantes do mundo dos desenhos animados. Em suas telinhas sempre há muita diversão e momentos de lazer inesquecíveis. O canal CARTOON NETWORK é um verdadeiro paraíso para os clássicos e modernos desenhos que povoam nossas mentes e imaginação.

A história
Tudo começou no final dos anos 80, quando o conglomerado de TV por assinatura de Ted Turner (Turner Broadcasting System) tinha comprado a biblioteca de filmes do MGM (que incluía o catálogo antigo dos desenhos da Warner Bros.), e o seu canal de televisão por assinatura Turner Network Television (mais conhecido como TNT) tinha conquistado uma considerável audiência com sua biblioteca de filmes. Em 1991, a empresa comprou a Hanna-Barbera Productions e com isso, seu enorme conteúdo de desenhos animados, a maioria deles grandes clássicos. Com todo esse acervo valioso em mãos, a empresa então criou o canal CARTOON NETWORK, como uma saída para o considerável número de desenhos animados no catálogo da Turner. O canal foi ao ar pela primeira vez nos Estados Unidos em 1º de outubro de 1992, transmitindo desenhos e séries animadas 24 horas por dia. O primeiro desenho transmitido pelo canal foi Pernalonga (conhecido em inglês como Bugs Bunny). A programação original do canal consistia exclusivamente de reprises de desenhos clássicos e filmes infantis dos acervos da Warner Bros. e da MGM Cartoon, com muitos desenhos de televisão da Hanna-Barbera usados para preencher o tempo.


No ano seguinte o canal foi lançado na Europa em cinco línguas (inglês, espanhol, sueco, francês e italiano). Ainda neste ano o CARTOON NETWORK foi lançado na América Latina em três idiomas (inglês, espanhol e português). Em 1996, a Time Warner comprou a Turner Broadcasting System, e o CARTOON NETWORK acabou vindo junto com o pacote de aquisição. Isto ofereceu ainda mais opções de desenhos animados para o canal, que passava a ter acesso a animações da Warner Bros. dos anos 50 e 60. No ano de 1997 foi introduzido no Japão, como primeiro canal exclusivo de desenhos para a região da Ásia e do Pacífico. Em meados desta década o canal passou também a produzir desenhos animados que além de fazerem muito sucesso, começaram a preencher boa parte de sua programação. Foi então, que no ano de 2000, o CARTOON NETWORK resolveu agregar todos os desenhos clássicos, principalmente os produzidos pela Hanna-Barbera, em um novo canal, lançando no dia 1º de abril o BOOMERANG, que originalmente era um bloco diário de quatro horas de programação com desenhos clássicos do CARTOON NETWORK.


O CARTOON NETWORK também começou a atrair telespectadores fora de sua audiência principal (crianças), como por exemplo, o bloco de desenhos noturno chamado Toonami(introduzido originalmente em 1997), uma palavra para designar Cartoon e Tsunami, sugerindo “um maremoto” de desenhos animados, que exibia os tradicionais desenhos japoneses (animes), como Dragonball Z, Samurai X, One Piece e Naruto, sendo voltado para o público adolescente e divulgado com o slogan “Building you a better cartoon show” (em português “Trazendo a você os melhores desenhos”); e um bloco chamado Adult Swim (introduzido em 2001) que exibia desenhos de comédia norte-americanos e desenhos com temática japonesa como Cowboy Bebop, direcionados para adolescentes mais velhos e adultos.


No dia 18 de dezembro de 2006, após receber a notícia da morte de Joseph Barbera, o canal, em demonstração de respeito ao mestre, prestou uma última homenagem a seu criador. Exibiu uma foto de Joseph em um fundo preto com a legenda: “Quando falamos de personagens como Scooby-Doo, Os Flintstones, Os Jetsons e Tom e Jerry, você só sente estes personagens quando os criamos. A magia estava ali e funcionou. Sentiremos a sua falta”. No dia 15 de outubro de 2007 o CARTOON NETWORK começou a transmitir sua programação em alta definição (HD). Desde seu lançamento no mercado o canal está entre os mais assistidos dos Estados Unidos.


As pratas da casa
Apesar de exibir desenhos, muito deles clássicos, o CATOON NETWORK produz desenhos animados em seus estúdios. E muitos deles se tornaram verdadeiros ícones do segmento.
● Dexter’s Laboratory – O Laboratório de Dexter (1996), série animada criada pelo cartunista russo-americano Genndy Tartakovsky, e produzido, em suas primeiras temporadas, pelo estúdio americano Hanna-Barbera exclusivamente para o canal. O episódio piloto foi exibido pela primeira vez no programa What-A-Cartoon! que mostrava vários curtas animados, e depois acabou se tornando uma série. Trata-se de um desenho cujo foco é um menino gênio chamado Dexter, que possui um imenso laboratório secreto conectado ao seu quarto. O garoto está constantemente em conflito com sua endiabrada irmã mais velha, Dee Dee. A quarta e última temporada foi produzida em 2002 e 2003.
● Cow and Chicken – A Vaca e o Frango (1997), série de desenho animado do CARTOON NETWORK, criada por David Feiss em 15 de dezembro de 1995, com o lançamento de um episódio piloto. O desenho, junto com O Laboratório de Dexter, foram os primeiros grandes sucessos de desenhos animados feitos pelo canal.
● Johnny Bravo (1997), desenho animado criado por Van Partible que estreou no canal em 7 de Julho de 1997, exibindo um total de 65 episódios em 4 temporadas. Johnny Bravo é conhecido pelo seu visual um tanto quanto diferente: óculos escuros e o grande topete loiro são suas marcas registradas. E também por sua forte atração por mulheres bonitas, sempre sendo agredido, ele nunca desiste até finalmente encontrar uma namorada (o que nunca aconteceu).
● The Powerpuff Girls - As Meninas Superpoderosas (1998), série de animação criada por Craig McCracken, dirigida por Genndy Tartakovsky e produzida inicialmente por Hanna-Barbera em 1998, e mais tarde em 2001 pelo CARTOON NETWORK. A série mistura elementos dos super-heróis americanos com os Sentai japoneses. Ao todo foram produzidos 78 episódios, divididos em 6 temporadas, somando mais um longa-metragem. O desenho relata a história de três meninas chamadas Blossom (no Brasil, Florzinha), Bubbles (Lindinha) e Buttercup (Docinho) cujo objetivo é salvar o mundo e a cidade de Townsville de terríveis criminosos e criaturas perigosas, entre os quais se encontra Mojo Jojo (Macaco Loco).
● Ben 10 (2005), uma animação produzida pelo CARTOON NETWORK STUDIOS, baseada nos tradicionais desenhos japoneses (anime). A série, com aproximadamente 150 episódios, conta a história de um garoto de 10 anos que pode virar mais de 10 super-heróis alienígenas diferentes. Fez tanto sucesso que ganhou continuação em filmes e jogos de computadores.


A evolução visualEm 14 de junho de 2004 o CARTOON NETWORK apresentou oficialmente seu novo logotipo com o slogan “This is Cartoon Network”. O novo logotipo do canal era formado por dois cubos com as letras “C” e “N”, uma síntese que remetia ao familiar logotipo original quadriculado (conhecido em inglês como “Checkboard”). O novo design ganhou profundidade e dinamismo, garantindo mais flexibilidade para novas formas de aplicação no ar, na página da Internet e na comunicação dirigida ao consumidor. O novo logotipo estreou no Brasil somente em 2005 quando começou a aparecer em toda a programação e em alguns comercias, incluindo paródias onde os personagens faziam o que sempre fazem, até que reparavam no novo logotipo, parando para admirá-lo. Nisso o narrador falava: Novo look. Novo Cartoon Network. Vai chamar sua atenção.


Em 2009, o CARTOON NETWORK, que sempre estabeleceu uma identidade bem humorada calcada nas personagens de suas atrações, resolveu deixar isso ainda mais explícito, mas de uma maneira jamais utilizada pelo canal. Ao contrário do cartoon bidimensional, linguagem da maior parte de seus desenhos, a nova identidade adotada foi construída em cima da estética tridimensional.


E o principal elemento de composição das peças, desde institucionais até aberturas de programas, era os simpáticos bonecos chamados NOODS. A cada aparição eles recebiam, através de uma extensa paleta tridimensional, intervenções cromáticas e customizações das mais diversas formas. Mas a principal delas era quando eles se transformavam em personagens dos próprios desenhos animados, ratificando a importância deles para identidade do canal.


Depois do fantástico reposicionamento realizado em 2009, o canal mudou radicalmente toda sua identidade novamente em 2010. A marca perdeu a tridimensionalidade, o caráter cambiante e o aspecto formal mais dinâmico adquiridos na última mudança, trazendo de volta o famoso tabuleiro de xadrez. A idéia do xadrez inclusive é evidenciada no novo e inteligente slogan: “Check it!”. No entanto, formalmente, o quadriculado ficou restrito somente às iniciais e a tipografia perdeu o aspecto pontiagudo de algumas letras como o “N” e o “A”. Segundo o próprio canal, eles retomaram o xadrez com um novo significado, para ressaltar um amadurecimento da programação e do seu público, que agora conta, além das tradicionais animações, com uma boa dose de atrações em live-action. O xadrez ilustra na verdade o confronto entre a diversidade de conteúdos e mídias, que exploram novas possibilidades e escolhas. A nova linha de comunicação deixou de lado o traço mais infantil dos NOODS (personagens inspirados nos toy arts), para introduzir uma linguagem mais adolescente, mas não menos lúdica e divertida.


Os slogansCHECK it. (2010)
Funny For Your Face. (2007)
Cartoon Network - Yes! (2006)
This is Cartoon Network. (2004)
The best place for cartoons. (original)
Só os Melhores Personagens. (Brasil)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1 de outubro de 1992
● Fundador: Ted Turner
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia● Proprietário da marca: Time Warner Inc.● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Philip Kent
● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado
● Assinantes: 160 milhões● Presença global: 166 países● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.000
● Segmento: Canal de televisão
● Principais produtos: Desenhos animados e séries
● Principais concorrentes: Disney Channel, Discovery Kids e Nickelodeon● Ícones: Os clássicos desenhos animados● Slogan: CHECK it.
● Website: www.cartoonnetwork.com

A marca no BrasilO canal CARTOON NETWORK está presente no Brasil desde 30 de abril de 1993. Durantes anos o canal se dedicou exclusivamente a exibição de desenhos animados produzidos nos Estados Unidos e Japão. O primeiro desenho exibido foi o cachorro Droopy. Recentemente a exibição de desenhos de outros países também é comum, incluindo produções brasileiras. O segmento de programação do CARTOON NETWORK exclusivo para o Brasil, batizado deCartum Netiuorque, foi a aposta do canal para as produções nacionais, com a produção de 21 vinhetas de 40 a 50 segundos com personagens já conhecidos nacionalmente nas tiras cômicas dos jornais, sendo os primeiros a serem exibidos: Os Pescoçudos, Geraldinho e Overman. Os desenhos são de autoria de Caco Galhardo, Glauco e Laerte, respectivamente. Quando a audiência da televisão por assinatura brasileira começou a ser medida anos atrás pelo Ibope, foi constatado que o canal era e ainda é um dos mais assistidos da televisão paga brasileira. Com estes dados, a alta audiência e o forte interesse em anunciar no canal fizeram com que a filial brasileira seja uma das maiores depois da matriz americana.


A marca no mundoAtualmente o canal, exibido em vários idiomas, incluindo inglês, português, japonês, espanhol, holandês, francês, italiano, polonês, húngaro, romeno e hindu, para 166 países; está disponível em mais de 160 milhões de casas, 99 milhões somente nos Estados Unidos.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Nenhum comentário:

Postar um comentário