segunda-feira, 20 de abril de 2015

Routan, a insólita minivan Chrysler disfarçada de Volkswagen, passa por novo recall

Routan: frente de Volkswagen enxertada em uma Chrysler Town & Country (ou Dodge Caravan)
DETROIT - O caro leitor já ouviu falar de Volkswagen Routan? Tratava-se de uma van Chrysler Town & Country com uma frente que imitava os carros da marca alemã. A tampa traseira também era modificada. No jargão da indústria automobilística, isso se chama badge engineering, ou "engenharia" de trocar escudos da grade.
O insólito cruzamento teve início em 2006, por um acordo entre a Volkswagen e a então DaimlerChysler. A Daimler saiu da jogada no mesmo ano, mas a ideia da Routan já começava a germinar.
De 2008 a 2013, a Routan foi produzida pela fábrica da Chrysler em Windsor, no Canadá, e vendida apenas nos países América do Norte. Por ostentar o escudinho VW na grade, custava US$ 7 mil a mais do que uma Town & Country original (e mais equipada). Daí que foi um retumbante fracasso de vendas.
A tampa traseira da Chrysler também era modificada na
A tampa traseira da Chrysler também era modificada na "transformação", ganhando um jeitão VW
Pois bem: agora, a Volkswagen está fazendo um novo recall de quase 21 mil Routan nos EUA, para corrigir módulos de ignição defeituosos.
De acordo com a Volks, o miolo da chave pode sair da posição de funcionamento inesperadamente, desligar o motor, interromper a assistência da direção e dos freios, além de desativar os airbags.
No ano passado, a Volks já havia convocado um recall das Routan, mas os órgãos reguladores do setor determinaram que a correção não foi adequada. As concessionárias irão substituir todo o interruptor da ignição.
No mês passado, a Chrysler promoveu um recall de 703.000 minivans 2008-2010 pelo mesmo problema.
E nós aproveitamos o gancho recall para contar a historinha dessa exótica cruza que não deu


Nenhum comentário:

Postar um comentário