quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Cinco ideias e ícones para o botão "Não Gosto" do Facebook

A revista "Wired" pediu a especialistas para darem ideias e desenharem o novo botão da rede social. Veja as propostas.

Agora que o fundador da rede social Facebook revelou que a empresa está a trabalhar numa espécie de botão de "Não Gosto", ou pelo menos numa alternativa ao "Gosto", a revista de ciência e tecnologia Wired resolveu pedir a vários designers para darem ideias para o ícone dessa funcionalidade - pedida "há vários anos" pelos utilizadores, assumiu Mark Zuckerberg.
A maior parte resolveu criar símbolos de empatia, mais do que um "Não Gosto". Ou seja, assumindo que é uma funcionalidade que serve para expressar apoio numa altura em que dizer "Gosto" não é apropriado, como em notícias de mortes e catástrofes.
Cinco ideias e ícones para o botão "Não Gosto" do Facebook
Fotografia © Wired
Scott Thomas, que trabalhou na primeira campanha presidencial de Barack Obama, sugeriu uma orelha para simbolizar um "percebo-te". Min Lew, da Base Design, e outros sugeriram um aperto de mão em forma de coração, uma forma de apoiar a publicação sem dizer "Gosto". Outra designer propõe que se mantenha a mão, mas desta vez a apontar para cima, com o significado "é isso" e "concordo". E Milton Glaser, que desenho ou Icónico "I ? NY" em 1977, propõe um círculo meio cheio, mais neutro.
E, claro, há sempre a opção de inverter o símbolo do "Gosto", mas essa remete imediatamente para um "Não Gosto" que pode incendiar o debate e incentivar a partilha de sentimentos negativos e até de pressão sobre os pares que a rede sempre quis evitar. Os ícones propostos podem ser vistos neste artigo daWired.

Nenhum comentário:

Postar um comentário